ILIB
Irradiação Intravascular do Sangue com Laser de Baixa Frequência – ILIB
A técnica de ILIB (Intravascular Laser Irradiation of Blood) consiste na irradiação intravascular do sangue através da aplicação contínua e direta de um laser terapêutico de luz vermelha e baixa frequência na região da artéria radial (pulso).
O seu objetivo é reduzir a ação dos radicais livres de oxigénio, responsáveis pelo envelhecimento precoce das células e, consequentemente, dos tecidos, proporcionando benefícios em diversas situações, tais como:
- Pós-operatórios
- Diabetes
- Alterações do colesterol e dos triglicéridos
- Hipertensão
- Artrite e artrose
- Diversas doenças agudas ou crónicas
- Processos inflamatórios
- Dores agudas ou crónicas
- Fecho de feridas e dificuldade de cicatrização
A terapia ILIB tem ação vasodilatadora, aumenta a oxigenação do sangue, nutre os tecidos, estimula o organismo a eliminar toxinas e melhora o processo de homeostase.
É uma técnica não invasiva, indolor e sem efeitos secundários.
Para a realização da terapia, utiliza-se uma pulseira específica na qual o equipamento de laser de baixa potência é acoplado, irradiando luz vermelha de forma contínua e direta sobre a artéria radial.
Benefícios da terapia ILIB
Para além de combater os radicais livres, a técnica de ILIB aumenta a microcirculação e o transporte de oxigénio e nutrientes nos tecidos.
Ao ativar fotorrecetores localizados nas mitocôndrias, promove o aumento e a libertação de ATP (adenosina trifosfato), estimulando os processos metabólicos e potenciando a energia celular.
Efeito antioxidante: quando a luz do laser atravessa o sangue, favorece o aumento e a síntese de superóxido dismutase (SOD), uma proteína fisiológica fundamental para proteger as células do stress oxidativo, associado a doenças inflamatórias, cardiovasculares e neurodegenerativas.
O aumento do nível de SOD protege e reduz a agressão às células beta do pâncreas.
Evita também a peroxidação lipídica, especialmente a oxidação da LDL (“mau colesterol” – lipoproteína de baixa densidade).
A aplicação de ILIB proporciona ainda efeito analgésico e anti-inflamatório, contribuindo para a redução das sensibilidades dolorosas, além de aumentar a capacidade circulatória do sangue.
Diminui a agregação plaquetária, promove vasodilatação e melhora a oxigenação do sistema imunitário e a performance metabólica do organismo.
Estes efeitos terapêuticos da terapia ILIB proporcionam sensação de relaxamento e bem-estar, favorecendo o rejuvenescimento e a qualidade de vida.
- Doenças do sistema respiratório (asma, alterações provocadas pelo fumo)
- Diabetes e suas complicações
- Doenças inflamatórias
- Doenças cardiovasculares (enfarte e angina)
- Doenças do sistema vascular periférico
- Processos de cicatrização em geral
- Prevenção do envelhecimento cutâneo
- Combate aos radicais livres
O número e o intervalo entre os tratamentos variam conforme o caso e o indivíduo, mas, de forma geral, recomenda-se:
- Pediatria: 5 ciclos
- Preventivo: 10 ciclos
- Analgésico, anti-inflamatório, doenças autoimunes e degenerativas: 25 ciclos
- Efeito cicatrizante, alterações do sistema respiratório, circulatório e digestivo: 20 ciclos
- Objetivos estéticos: 15 ciclos
O ILIB não é uma terapia nova, trata-se de uma técnica desenvolvida na Rússia na década de 1980.
Apresenta uma ampla gama de aplicações em diversas condições clínicas, com resultados positivos e ausência de contraindicações, sendo, assim, uma excelente ferramenta de fotobiomodulação aplicada na área da saúde.